As redes sociais continuam facilmente acessíveis, mas a forma como interagimos com ela mudou muito nos últimos anos. Quem chegou quando ‘tudo era mato’ conheceu uma relação de proximidade e relacionamento dentro delas, mas com o passar do tempo, com as mudanças nos algoritmos, nos formatos de conteúdo e até no público, elas deixaram de ser uma “rede social” para ser tornarem muito mais um “canal de entretenimento” (e um pouco de informação e desinformação).
Enquanto empresas, os perfis nas redes sociais obviamente são necessários, o problema é focar toda a sua estratégia de marketing e relacionamento nelas. Elas podem ser utilizadas para informar, divulgar produtos, serviços e promoções, mas você não pode ficar refém delas para alcançar seu público
Trago hoje aqui uma reflexão sobre 3 desvantagens do uso delas, e que ninguém que trabalha como social mídia vai te contar.
- As postagens orgânicas cada vez mais, especialmente para empresas, tendem a não alcançar nem mesmo os seguidores. Veja que normalmente se considera excelente quando você tem 5% de alcance, considerando número de seguidores.
- Tráfego pago de baixa qualidade: isso porque muitas pessoas usam o botão de impulsionar, com um clique, achando que por ser rápido e fácil é o melhor. Mas isso pode comprometer muito a qualidade dos seus seguidores e gastar recursos de forma desnecessária, especialmente para quem tem alcance regional.
- Ferramentas de busca ruins: Instagram e Facebook tem péssimas ferramentas de busca, ou seja, mesmo que alguém esteja buscando por um produto, conteúdo ou serviço como o seu, a probabilidade dela te encontrar é muito baixa.
Então, o que fazer? Estratégia de comunicação integrada! Não foque exclusivamente nas redes sociais, aposte em ter um site de qualidade para ser encontrado na busca, um pointer do Google Meu Negócio atualizado e busque opções diferentes de se comunicar com quem já é seu cliente de forma mais direta, canais do whatsapp, canais do telegram, e-mail marketing, entre outros.
Confira nosso vídeo sobre o tema:
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