Com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial (IA), surge a pergunta: “Posso usar IA para gerar o conteúdo do meu site?”. A resposta é sim, você pode, mas a pergunta mais importante é: “Devo deixar isso a cargo das IAs?”
Recentemente, o Google divulgou diretrizes para desenvolvedores, afirmando que o conteúdo gerado por IA pode ser utilizado, desde que feito com moderação e bom senso. Isso significa que a IA pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar na criação de conteúdo, mas não deve ser usada de forma automatizada com o objetivo de manipular o sistema de busca.
IA como ferramenta, não substituta
As ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT e outras IAs similares generativas, podem ser ótimas para direcionar a criação de conteúdo, ajudando na organização de ideias, na produção e correção de textos. No entanto, é importante estar sempre atento à qualidade do conteúdo produzido. O Google utiliza três pilares para avaliar essa qualidade: experiência, autoridade e confiabilidade (conhecidos pela sigla em inglês E-A-T).
Quando o Google identifica um conteúdo como spam – seja porque tenta manipular os resultados de busca ou porque apresenta baixa qualidade ou credibilidade – ele pune o site, reduzindo sua relevância ou até mesmo excluindo a página dos resultados de busca orgânica.
A Perspectiva do Google
Nas palavras do próprio Google: “Se a IA é uma maneira essencial de ajudar você a produzir conteúdo útil e original, talvez seja bom considerar isso. Se você vê a IA como uma maneira fácil e barata de manipular as classificações nos mecanismos de pesquisa, não.”
Ou seja, o Google não se opõe ao uso da IA, desde que o conteúdo gerado seja de alto valor e genuinamente útil para os usuários.
Sempre é bom lembrar:
As IAs generativas mais conhecidas utilizam o ‘conhecimento’ que adquiriram em seus treinamentos, ou seja, a base de dados que lhes foi fornecida, num período determinado e o mais importante: ELA NÃO SABE IDENTIFICAR O QUE, DAQUELE CONTEÚDO, É VERDADE OU MENTIRA.
Apesar de produzir conteúdos muito convincentes, ela pode ‘alucinar’ como dizem os especialistas na área de Inteligência Artificial, produzindo e reproduzindo conteúdo enganoso, falso e sem credibilidade.
Qual é o Próximo Passo?
Na Nitrum, acreditamos que a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa quando usada corretamente. Ela pode otimizar processos, ajudar a construir ideias e até mesmo melhorar a eficiência do trabalho. Contudo, o foco deve ser sempre em produzir conteúdo de qualidade, que seja relevante para os clientes e atenda às diretrizes dos mecanismos de busca.
Quer produzir conteúdo valioso e útil para seus clientes, sem arriscar sua estratégia de SEO? Vamos conversar! Na Nitrum, nossa experiência de mais de 14 anos no mercado digital nos permite unir inovação e qualidade para o crescimento do seu negócio.
Veja o vídeo que fizemos sobre esse assunto:
Quer saber mais sobre esse assunto? Então acompanhe nossas redes sociais!