Alcançar os seguidores de forma orgânica nas redes sociais, especialmente Instagram e Facebook em 2024 está parecendo impossível, não é mesmo?
Isso leva a maioria das empresas a optar pelos anúncios, seja criando suas campanhas pelo painel do Facebook Business (Meta Business) ou utilizando os botões de ‘turbinar’/’impulsionar’ que sempre aparece nas postagens.
Esse acaba sendo o formato mais utilizado por quem faz sozinho seus anúncios ou até mesmo por pequenas empresas que nem tem suas contas todas conectadas no gerenciador de negócios da Meta.
O problema é que tanto esse ato de patrocinar, impulsionar ou turbinar com um clique, quanto a sugestão de usar as campanhas otimizadas ou simplificadas escondem um grande perigo para muitos anunciantes: a localização do público-alvo!
Muita gente pode não se atentar a isso, mas normalmente a sugestão que vem ‘pré-configurada’ nestes casos é para segmentar para público semelhante aos seus seguidores, o que parece ótimo, não é mesmo? Mas não é!
Especialmente se você é um negócio local, que eventualmente atrai turistas ou teve algum conteúdo viralizado, e assim passou a ter seguidores de outras regiões, que não são seu público-alvo.
É muito frequente aparecer anúncios no meu feed do Instagram de restaurantes, sorveterias, confeitarias, cabeleireiros, tatuadores, hotéis e pousadas de cidades que nunca visitei ou que sequer demonstrei interesse em algum momento em visitar, e sabe o que é pior?
Esse anúncio, do qual eu não sou público-alvo, pode ser interessante, atrair minha atenção e meu clique, e o que acontece a partir daí? Eu abro, vejo que é de uma outra cidade ou região e fecho, mas pela minha interação eu começo a ver ainda mais anúncios parecidos com aquele! Um feed com anúncios sem fim de lugares que eu nunca vou visitar.
Muitos e muitos reais gastos por pequenos anunciantes que não trarão nenhuma conversão, nenhum novo seguidor, nenhum novo cliente, mas que foram gastos por desconhecimento do processo de segmentar um anúncio.
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