Apesar do título pretencioso deste artigo, o que quero tratar aqui hoje é bem mais simples e vai de encontro ao artigo anterior que já publicamos por aqui, o Como reduzir o custo da minha campanha de Google Ads.
Na verdade, quero te falar das diferenças básicas entre os dois formatos de painel do Google Ads. Oi? Você não sabia que tem 2 formatos diferentes? Pois é, tem! A versão “Inteligente” e a versão “Especialista”.
A proposta disso é bem legal, mas a implementação e gerenciamento pode não ser tão bom assim…
A Versão Inteligente do Google Ads
Quando você cria uma conta nova no Google Ads, o painel inicial que você verá é o da versão “Inteligente”, e ele lhe fará uma série de perguntas a fim de configurar seu anúncio. De forma simples e rápida a proposta é sair da configuração com seu anúncio já rodando. (Se esta é a melhor opção para o seu negócio, isso já não posso garantir.)
No entanto, nesta mesma página de configuração ele te dará a opção de alternar para o modo Especialista, que eu considero muito mais claro (no sentido de deixar à vista o que você está configurando para seu anúncio) e personalizável, mas não menos ‘inteligente’.
Qual a diferença entre o Google Ads inteligente e especialista?
A principal diferença entre o modo inteligente e o modo especialista está no número de variáveis que você deverá configurar (e poderá alterar).
No modo inteligente você diz à ferramenta:
- Qual sua meta de publicidade.
- Se você atende seus clientes de forma física ou virtual.
- Qual o nome da sua empresa.
- Para onde o anúncio deve direcionar.
- Qual o texto do seu anúncio.
- Quais as palavras-chaves.
- Qual a abrangência geográfica.
- Qual o orçamento que você tem.
Ali logo depois do passo 4, ele vai abrir uma lista de tarefas, e é justamente aqui que você vai notar a importância do que já temos falado por aqui: um site que funcione bem no computador e no celular, a presença digital da sua empresa através do Google Meu Negócio e principalmente a importância do desempenho do seu site para a busca.
Ou seja, mesmo no modo inteligente, você deverá se atentar muito à qualidade das informações do Google Meu Negócio, a construção do seu site para mobile e PC’s e principalmente à qualidade do conteúdo do seu site ou página.
As vantagens do Modo Especialista do Google Ads
Apesar da configuração pelo modo Inteligente do Google Ads ser rápida, considero que algumas funcionalidades do modo Especialista possam impactar de forma importante nas suas campanhas, são elas:
- Falta de palavras-chaves negativas.
- Controle de exibição dos anúncios em redes parceiras.
- Controle de horário e dia de exibição.
- Ajuste de lances por palavra-chave, localidade, horário, etc.
- Controle mais específico do tipo de anúncio (Busca/display/responsivo).
- Relatórios mais detalhados.
Se você está pensando: nossa, mas é muito mais coisa para configurar! Bom, não é à toa que chama modo especialista, mas pode ter certeza que essa ‘sintonia fina’ (Se você é do tempo da TV analógica vai entender bem o que eu quis dizer aqui) vai impactar muito na qualidade do seu anúncio e nos gastos que você vai ter na sua campanha.
Especialista e Inteligente
Ah, lembra que eu falei que o modo especialista deixa tudo mais claro, mas não menos inteligente, pois é, ao longo dos anos o Google vem melhorando muito as ferramentas do modo especialista também. Hoje contamos com recomendações diárias de ajustes (que são ótimas, por sinal), possibilidade de campanhas inteligentes, lances inteligentes e muito mais, por isso, que eu digo que ele é um modo especialista e inteligente!
E é justamente por conta da inteligência que há por trás do Google Ads que o gerenciamento de campanhas precisa ser diário ou semanal (dependendo da quantidade de campanhas e do investimento feito), se você não tem tempo ou não está acostumado com os termos utilizados na publicidade online, fale conosco e solicite um orçamento!
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