Acho que todo anunciante sempre vai dizer que quer reduzir os gastos com Google Ads, mas será que isso é possível? Com cada vez mais concorrentes, será que reduzir o custo por clique ou custo por aquisição em suas campanhas de Google Ads é viável?
Bom, algumas vezes é possível sim, mas na maioria das vezes o que é preciso é otimizar o seu orçamento! Não é uma questão de gastar menos, é uma questão de gastar melhor o seu investimento mensal em Google Ads.
O que eu devo fazer para otimizar minha campanha de Google Ads?
As campanhas de Google Ads possuem muitos atributos e, portanto, muitas formas diferentes de otimizá-las.
Você pode alterar estratégias de lance, mudar palavras-chaves, negativar palavras-chaves, revisar termos de pesquisa para refinar as palavras-chaves, trabalhar com geolocalização, ajustar títulos e descrições dos anúncios.
Mas uma das coisas mais fundamentais para atingir seu objetivo de melhorar a performance e custo dos seus anúncios não está dentro do Google Ads!
É isso mesmo, um dos itens mais fundamentais não está no controle dos “gestores de tráfego” (como o pessoal está se autodenominando por aí), o gerente ou analista da sua campanha normalmente não tem controle sobre esse ponto, mas ele faz toda a diferença!
Estamos falando da página de destino!
A página de destino da campanha é um dos pontos chaves do Índice de Qualidade, e muitas vezes (muitas mesmo) ela não está otimizada para sua campanha.
Faça uma pequena avaliação dela:
- As palavras chaves que você “comprou” estão presentes na página na forma de texto?
- Qual é a densidade (número de vezes que aparecem) das palavras-chaves nela e a estrutura de conteúdo?
- Seu conteúdo é exibido de forma adequada nos computadores e celulares?
- Sua página de destino tem conteúdo que “prenda” a atenção do seu possível cliente por pelo menos algum tempo? Ou é um conteúdo que o faz rolar a página sem parar procurando por algo que não está ali?
- O tempo de carregamento das páginas e a performance do seu servidor está adequada?
Quando você tem uma página de destino com um bom índice de qualidade:
- Seu custo por clique/aquisição cai,
- Seu posicionamento na busca orgânica melhora,
- As máquinas de aprendizagem do Google (Bing, Yahoo, Facebook) entendem isso e melhoram o desempenho do seu anúncio.
Para fazer uma avaliação prévia de SEO, performance, acessibilidade e boas práticas, recomendo que utilize a extensão do Google Chrome fornecida pela comunidade de developers do próprio Google, chamada Lighthouse, com ela você pode avaliar esses requisitos tanto para navegação em desktop, quanto mobile! Vale muito a pena conhecer!
Quer saber mais sobre esse assunto? Siga nossas redes sociais e conheça nossos serviços de otimização de campanhas e produção de conteúdo.
1 comentário